O coração ou a Razão
E quando entramos em guerra connosco próprios, entre o coração e a razão? Muitas vezes não sabemos o que havemos de fazer, se seguimos aquilo que cresce em nós e nos deixa louco ou se simplesmente ignoramos tudo isso e pensamos e refletimos com calma sobre tudo?
Quantas vezes ouvimos milhares de pessoas que defendem a ideia de que a razão é superior aos sentimentos pois estes tornam-nos vulneráveis? E quantas outras defendem exatamente o contrário e que é o amor o que nos move na vida? Todos nós temos razão à sua maneira: a razão com tanta racionalidade e tanta lógica acaba por se esquecer dos sentimentos e o coração com tão pouco controle pode-se equivocar.
Para dar o meu caso como um modesto exemplo, eu sigo muito mais vezes o coração do que a razão, até porque eu sou apologista de que a bússola para a nossa verdadeira felicidade é o nosso coração, é ele que nos guia. Concordo que nem sempre nos leva a fazer aquilo que é o "politicamente correto" mas é aquilo que nos deixa felizes, é isso que faz com que sejamos nós próprios e não apenas uns fantoches.
O que acontece na maior parte das vezes é o sentimento de arrependimento, do tipo: " Não devia ter feito aquilo ou não devia ter dito isso" mas a realidade é que quando é feito com o coração e/ou com amor o correto é não sentir nada disso.
A vida é para ser vivida com um sorriso na cara, com a felicidade estampada em nós e com a consciência limpa.